MENU

X
Participe
dos negócios de Campos.

Esqueceu a senha Clique aqui

Crie uma conta agora mesmo e faça parte dos negócios da cidade.

Será usado para validarmos sua conta.
Sua senha deve conter entre 4 e 15 caracteres

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Campos dos Goytacazes ou Campos dos Goitacases é um município localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Com uma população estima de 490.288 habitantes (IBGE), é a maior cidade do interior fluminense e a décima maior do interior do Brasil. É, também, o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área pouco menor que a do Distrito Federal. Em Campos, destacam-se importantes universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.

Forúm de Campos

Fundação

28 de março de 1835

Área

4.026,696 km²

População

490.288 habitantes (IBGE)

Clima

tropical temperatura média anual de 22,7

As terras dos índios goitacases começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "sete capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835.

Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goitacases: entre eles, a partida dos primeiros voluntários para a guerra do Paraguai, em 28 de janeiro de 1865, pelo vapor Ceres. Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. Os jornalistas Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, este último cognominado de "tigre da abolição", foram os maiores expoentes da causa. Porém foi a última cidade brasileira a aderir à abolição da escravidão. As visitas do imperador dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos.

O surgimento, em 1652, da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, deu início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no farol de São Tomé, reativando o desenvolvimento da região.